Os seis agrupamentos de escolas do concelho de Valongo recebem, esta quinta-feira, numa cerimónia que vai decorrer na Biblioteca Municipal, 621 livros e 180 tablets oferecidos pelo município no âmbito do projecto de combate ao insucesso escolar “MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo”.

Recorde-se que as grandes metas deste projecto, que aposta nas competências de leitura, passam por diminuir em 12% a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26% as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos.

Segundo a autarquia, os cada agrupamento receberá 28 tablets, num investimento de 60 mil euros, apoiado por fundos comunitários. Também este ano lectivo será criada uma sala do futuro em cada escola do ensino básico.

Com estas ferramentas, as crianças vão poder usar plataformas educativas como o “Ainda Estou a Aprender”, para crianças com Dificuldades de Aprendizagem da Leitura, dá como exemplo o município.

No mesmo dia, 38 escolas, do ensino pré-escolar ao secundário, vão receber livros para as suas bibliotecas. “Esta aquisição teve por base o levantamento de necessidades junto das direcções dos seis Agrupamentos de Escolas, tendo sido atribuído um valor de 200 euros por escola, o que traduziu a duplicação do valor por escola em relação ao ano lectivo anterior, bem como um aumento do número de escolas abrangidas”, refere nota de imprensa da autarquia. No total, acrescenta a mesma fonte, foram adquiridos 621 exemplares, que se traduziu num investimento de cerca de seis mil euros.

“O MAIS VAL é um projecto do qual nos orgulhamos muito e que de forma muito simples visa não deixar ninguém para trás. Temos de combater o insucesso e abandono escolar e actuamos na primeira fase de aprendizagem dos meninos”, salienta o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa. O autarca defende que isso só se consegue com a promoção da leitura.