Foto: Volta a Portugal

A equipa de ciclismo da W52-F. C. Porto, sediada em Sobrado (Valongo), foi a vencedora individual, através de João Rodrigues, e colectiva da 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

“É uma sensação de alívio vencer esta Volta a Portugal. Todos estes dias, forças bastante igualadas, estava tudo com o mesmo tempo, ficou tudo para o último dia, estava tudo em aberto e consegui ser o melhor hoje e sagrar-me o vencedor da Volta a Portugal. É bastante especial vencer, ainda por cima aqui na cidade do Porto com todos estes adeptos. São momentos únicos que vou guardar para sempre”, referiu João Rodrigues à organização da prova.

Jóni Brandão (Efapel) ficou em segundo lugar, com uma diferença de 27 segundos e, em terceiro, Gustavo Veloso (também da W52-F. C. Porto).

Esta edição da Volta a Portugal começou a 31 de Julho e terminou no domingo, após dez etapas. O prólogo realizou-se em Viseu e a primeira etapa partiu de Miranda do Corvo e seguiu até Leiria.

A segunda etapa começou na Marinha Grande e seguiu até Loures e na terceira partiu de Santarém e foi até Castelo Branco. A quarta etapa foi desde Pampilhosa da Serra à Covilhã e a quinta seguiu de Oliveira do Hospital até à Guarda.

Torre de Moncorvo foi o local escolhido para o início da sexta etapa que terminou em Bragança, de onde partiu para Montalegre, na sétima etapa.

Já a oitava etapa partiu em Viana do Castelo e foi até Felgueiras, passando por Penafiel, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada e Valongo. A penúltima etapa começou em Fafe e acabou em Mondim de Basto e a última prova, decorrida no domingo, partiu de Vila Nova de Gaia e acabou na Avenida dos Aliados, no Porto, onde João Rodrigues se sagrou vencedor.

A festa continuou depois na noite de domingo em Sobrado, onde João Rodrigues e toda a equipa da W52-F. C. Porto foram recebidos por centenas de pessoas. O jovem algarvio agradeceu a recepção e o apoio de todos os sobradenses e dirigiu-se para o coreto da vila, onde foi recebido pelos vereadores da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira e José Delgado.

Em todo este trajecto o mais recente vencedor da Volta a Portugal e os seus companheiros atenderam os vários pedidos de autógrafos e selfies.

Pelo sétimo ano consecutivo, Sobrado foi o palco escolhido para os festejos dos vencedores da mais importante prova de ciclismo do país, segundo refere a autarquia.