Valongo foi um dos primeiros municípios a aderir ao ‘Calmamente’, um programa que se debruça sobre as competências socio-emocionais dos alunos, e que abrange, este ano lectivo, mais de 1000 crianças em todo o país.

Da associação ‘Mente de Principiante’, o programa pretende “promover a literacia emocional em contexto escolar” e “potenciar, nas crianças e jovens, competências de autoconhecimento, autorregulação, comunicação e empatia”, explica aquele organismo, em comunicado.

Este ano lectivo, o ‘Calmamente’ reforçou a sua rede de intervenção e apostaram neste projecto, além das escolas do município de Valongo, também de Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Paiva, em Viseu, e ainda o privado ‘Os Salesianos’, do Porto. 

A associação destaca que, Valongo “foi um dos concelhos pioneiros no país a valorizar a educação socio-emocional como ferramenta essencial para os alunos” ao implementar o programa “em oito turmas do 4º ano, do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, em Ermesinde”, intervenção dinamizada pela equipa da Associação Mente de Principiante.

Citado no comunicado, o município avança que pretende alargar o ‘Calmamente’ a “todos os 4º anos de todas as escolas do concelho” de Valongo. 

É que o “papel da escola não é só transmitir competências cognitivas e académicas, mas também, sociais e emocionais”, sendo que “educação e emoção são, por isso, duas faces de um ensino integral”, refere ainda a associação no mesmo documento.

De acordo com Andreia Espain, fundadora e presidente da ‘Mente de Principiante’, estão a ser concertadas “mais parcerias com escolas públicas, colégios, agrupamentos escolares e autarquias, prevendo-se que, até ao final do ano, o número de crianças e jovens abrangidos pelo programa aumente ainda mais”.