O projecto Switch To Innovation | Centro de Cidadania Digital de Valongo conquistou segundo prémio, na categoria Empreendorismo Responsável e Inclusivo, no âmbito do European Enterprise Promotion Awards (EEPA), avançou o município.

Promovido pela Câmara Municipal local, é operacionalizado pelo CDI Portugal, o Center of Digital Inclusion, em parceria com Rede Social- Associação Industrial e Empresarial, Escola Profissional e CLDS 4G – Centro Social e Paroquial de Alfena e Centro Social de Ermesinde.

Os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pela IAPMEI, a Agência para a Competitividade e Inovação.

Estes galardões reconhecem iniciativas identificadas sendo “boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões”.

As ideias diferenciadas representam “boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e servem de inspiração para os agentes da envolvente empresarial”, não só a “nível nacional, mas também europeu, por “actuarem activamente na criação de um ecossistema coletivo promotor do desenvolvimento empresarial”, refere a edilidade, em comunicado.

Para o autarca José Manuel Ribeiro, este lugar no pódio significa que o município está “no bom caminho para ser uma referência também na área da inclusão digital”, o que ´é motivo de inspiração para “fazer ainda mais e melhor para alcançar o desígnio de não deixar ficar ninguém para trás”.

De salientar que, o Switch To Innovation | Centro de Cidadania DigitalCom está instalado em Ermesinde, no Edifício Dr. Faria Sampaio/Loja do Cidadão, e também na Casa do Conhecimento – Fórum Cultural Vallis Longus, em Valongo.

Está tecnologicamente equipado e preparado para receber cidadãos que queiram participar de forma activa na resolução de desafios relaccionados com emprego, inclusão social e digital, democracia participativa, com a dinamização do concelho, entre outros.

Este é um projecto que resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Valongo com o CDI Portugal – ONG de inclusão social e inovação digital, que disponibilizará ferramentas digitais a todos os cidadãos, de forma gratuita, como meio para aproximar a comunidade da participação nas políticas públicas e na resolução de problemas identificados pelos mesmos.