Foto: Pexels (DR)

Actividades nas áreas da saúde, sobretudo saúde mental, identidade de género, igualdade, cultura e desporto são as propostas da Câmara Municipal de Paços de Ferreira para mais uma Semana da Juventude, que decorre de 10 a 14 de Outubro.

Do programa há a destacar a iniciativa “Perdidos e achados numa ilha chamada saúde”, em que uma equipa do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, no âmbito da saúde mental, vai a Paços de Ferreira para promover uma sessão educativa junto dos estudantes.

Na “Escuta jovem”, é a vez do Centro de Resposta Integradas – Porto Oriental proporcionar uma sessão educativa, no âmbito da prevenção de comportamentos aditivos e dependências.

“Tod@s podemos ser tudo” estará presente nas escolas, ao longo desta semana, com o objectivo de “despertar os mais novos para a temática da igualdade e não-discriminação”, sublinha o município.

Ainda neste âmbito, constam do programa acções sobre “Sexualidade” e “Orientação Sexual e Identidade”, acompanhadas de rastreios de saúde na área cardiovascular.

Para além disso, está a exposição “As grandes árvores não ouvem”, do artista local Tiago Loureiro, que vai estar patente no Mercado Municipal, ao longo da semana, no período da manhã.

A Semana da Juventude termina com uma aula de Yoga, com o objectivo de incentivar aos mais novos a terem um estilo de vida mais saudável.