A Oficina da Regueifa e do Biscoito acolhe, a 24 de Novembro, o lançamento do livro “Os Romanos em Valongo”; editado pela Câmara Municipal.

Segundo a autarquia, “a obra desvenda novas evidências para o entendimento da estadia dos Romanos no território, para além da mineração aurífera, há mais de 2000 anos”.

Trata-se de um livro composto de três partes: ‘Romanos na Região de Valongo. Porquê?’; ‘A Região Aquando da Chegada dos Romanos’ e a ‘Região ao Ritmo do Império’.

A apresentação acontece pelas 18h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra, Jorge Alarcão.

Citado em nota de imprensa, o autarca Valonguense diz que a meta “é perceber de que forma este ‘mundo romano’ estabelecido no território que hoje é o concelho de Valongo influenciou o nosso modo de viver ao longo dos séculos”, sendo este “um ponto de partida para futuros estudos que contribuirão para a valorização e promoção do nosso património cultural, permitindo fortalecer a nossa identidade e herança cultural”.

Este é o 11.º livro editado pela Câmara com o objectivo de promover o património e afirmar as marcas identitárias do concelho. A autarquia avança que estão ainda a ser produzidos documentários, sendo que o património mineiro está já a ser divulgado através do filme ‘Mineração Romana em Valongo’.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here