Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Câmara de Paços de Ferreira aprovou, na última reunião de executivo, por unanimidade, as propostas de desagregação das freguesias de Frazão e Arreigada, Paços de Ferreira e Modelos e Sanfins, Lamoso e Codessos, avança nota de imprensa do município. A meta é que o concelho volte a ter 16 freguesias. Esta desagregação já tinha sido votada nas respectivas assembleias de freguesia, sendo este mais um passo no processo de desagregação previsto por lei.

Lembrando que a agregação aconteceu “contra a vontade da população”, a autarquia salienta que sempre foi objectivo deste executivo reverter esta decisão, “uma vez que ela foi realizada de forma unilateral, por parte dos órgãos autárquicos municipais de então, apenas com os votos favoráveis do PSD, ao arrepio da legítima vontade popular e contra aquele que sempre foi o entendimento de todos os eleitos do Partido Socialista”.

“Com a aprovação da Lei 39/2021 de 24 de Junho é, finalmente, possível operar-se à desagregação das freguesias devolvendo-lhe, dessa forma, a sua identidade. Após a decisão da desagregação ter sido votada favoravelmente e por unanimidade nas Juntas e Assembleias de Freguesia, foi a vez de o executivo municipal se ter pronunciado favorável a essa desagregação (também por unanimidade)”, refere a informação enviada.

O tema será agora discutido e votado na próxima Assembleia Municipal, de modo a seguir os trâmites normais e legais previstos.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here