Para minimizar os problemas de poluição no rio Ferreira e maus-cheiros, já no próximo Verão, vai ser instalada, junto à actual ETAR de Arreigada, em Paços de Ferreira, uma “ETAR provisória”.

A informação foi avançada, hoje, pelo presidente da Câmara de Paredes, em reunião de executivo.

Alexandre Almeida afirmou que este equipamento servirá para minimizar os problemas causados pela actual ETAR e “também para ajudar ao tratamento dos efluentes durante a construção da nova ampliação reivindicada”, que já tem financiamento assegurado de 15 milhões de euros, através do Norte 2030.

O autarca avançou que está em causa uma verba de “600 a 700 mil euros para a instalação de uma ETAR provisória”, que “não pode tratar como vai tratar a ETAR depois de estar concluída, mas vai garantir mínimos de tratamento”. Diz que “está prestes a ser instalada” e espera que isso aconteça até Maio, “até porque está aí o Verão”. Este equipamento provisório “tem de entrar em funcionamento para que tenhamos, pelo menos, o rio com as condições que temos neste momento”, defendeu.

Questionado, o edil referiu que o investimento será, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, da responsabilidade “da concessionária de saneamento de Paços de Ferreira e poderá ter algum apoio do Fundo Ambiental”. É um equipamento “portátil” e será “fácil de montar”.

O Verdadeiro Olhar entrou em contacto com a empresa Águas de Paços de Ferreira que não quis, para já, comentar.