Foto: Verdadeiro Olhar

A Câmara de Paços de Ferreira anunciou que vai equipar todas as escolas públicas (básicas e secundárias) e espaços públicos desportivos (pavilhões e piscinas), assim como o edifício camarário, com desfibriladores. Será o primeiro concelho do país a fazê-lo, adianta a mesma fonte.

“Ao todo são 26 aparelhos electrónicos portáteis e com bateria, próprios para serem utilizados por operadores não especializados, que se aplicam no tórax da pessoa com fibrilação cardíaca”, explica o município.

Serão beneficiados os 12 campos de futebol, as sete escolas (básicas e secundárias), quatro pavilhões e duas piscinas, estando em causa milhares de utilizadores. “Em 2019, as piscinas municipais de Freamunde e Paços de Ferreira tiveram 3834 utilizadores (média/mês); 1200 utentes praticaram desporto nos pavilhões (dois públicos e dois propriedade de clubes amadores); 5470 alunos, professores e pessoal não docente frequentam as escolas básicas e secundárias; e 1480 atletas (média/mês) frequentaram  os campos de futebol”, refere a autarquia em nota de imprensa. A esses acrescem os atletas que praticam desporto nos pavilhões gimnodesportivos e nos campos de futebol, mais do que uma vez por semana, e as centenas de pessoas que trabalham no edifício da câmara municipal, assim como os munícipes que o utilizam diariamente.

Além da instalação, “dando cumprimento às normas legais vigentes, nomeadamente exigidas pelo INEM” serão realizadas acções de formação destinadas a “dezenas  de colaboradores das várias instituições e clubes” para os habilitar a manusear o  equipamento para que “a acção de socorro seja imediata, em situações de urgência”.

Publicidade