O programa “Switch to Innovation”, implementado pelo Município de Valongo, é um dos finalistas do Prémio de Boas Práticas de Participação, dinamizado pela Rede de Autarquias Participativas. Este galardão visa distinguir “projectos inovadores de democracia participativa desenvolvidos em Portugal”. Os vencedores são decididos pelo público e a votação decorre até 28 de Julho, aqui.

“O programa Switch to Innovation, que concorre com quatro outros projectos a nível nacional, é o reflexo do compromisso do município de Valongo com a inovação social na luta contra a exclusão”, salienta a Câmara de Valongo.

A autarquia lembra que o projecto “agrega um conjunto de iniciativas que, através da tecnologia, promovem práticas de intervenção cidadã inclusivas que beneficiem a sociedade como um todo”. Desde os Laboratórios Inovadores de Aprendizagem, o Centro de Cidadania Digital, o Valongo a Ler, a Comunicação Aumentativa e Alternativa nas Bibliotecas Municipais, o ‘À Procura do Meu Lugar’, ou o Processo Participativo da 2.ª Revisão do Plano Director Municipal de Valongo, entre outros, este programa “pretende incluir toda a comunidade nos processos de tomada de decisão”, sustenta a mesma fonte.