Susana Oliveira renunciou ao mandato de vereadora na Câmara Municipal de Penafiel, invocando motivos profissionais e familiares. O pedido foi aceite pelo presidente da autarquia, avança comunicado.

“A vereadora apresentou ao presidente da Câmara, Antonino de Sousa, um pedido de renúncia ao mandato de vereadora, por motivos que se prendem com o seu regresso à vida profissional, que abandonou para se dedicar à causa pública, bem como a necessidade de ter mais tempo para a sua própria vida familiar”, lê-se. “Compreendendo os motivos invocados pela senhora vereadora, o presidente da Câmara decidiu aceitar o pedido de renúncia, não podendo, no entanto, deixar de sublinhar os 13 anos de dedicação ao serviço público de Susana Oliveira”, acrescenta a informação enviada à comunicação social, dando nota de que Antonino de Sousa “deseja as maiores felicidades pessoais, familiares e profissionais” à até agora vereadora.

O município explica ainda que “oportunamente” será comunicado pela Câmara Municipal quem vai substituir Susana Oliveira na vereação.

Contactada pelo Verdadeiro Olhar, Susana Oliveira explica que “houve motivos diversos” que a levaram a tomar esta decisão, entre eles a questão profissional e familiar. “Nunca foi minha pretensão ficar na Câmara a vida toda”, salienta, referindo que “nada dura para sempre” e que “os ciclos começam e acabam”. A vereadora já estava em funções apenas a meio tempo desde o final de Junho deste ano.

Sobre a sua participação na vida autárquica a até agora vereadora faz “um balanço extremamente positivo”, destaca as amizades e aprendizagens feitas ao longo dos vários anos que esteve na vereação e como vice-presidente do município. O projecto “Da Nossa Terra”, que foi pioneiro, é um dos que leva mais orgulho de ter idealizado, mas realça também o trabalho desenvolvido na cultura, modernização administrativa e digital da autarquia, e na educação ambiental, entre outros. “Procurei fazer o melhor que podia, sabia e que me deixavam”, resume a penafidelense.

Recorde-se que Susana Oliveira foi vice-presidente da Câmara de Penafiel durante dois mandatos. Mas depois de reeleito, em 2021, Antonino de Sousa não nomeou nenhum vice-presidente.

A natural da Portela assumiu os pelouros da Cultura e Património, do Desenvolvimento Rural, da Qualidade dos Serviços, Transição Digital e Cidadania, dos Recursos Humanos e da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética.

A última actividade profissional de Susana Oliveira tinha sido a de Gestora da Informação nas Faculdades de Letras e Engenharia da Universidade do Porto (2005-2009). A penafidelense é militante do PSD desde Dezembro de 2005 e foi secretária da Junta de Freguesia da Portela no mandato 2005-2009, pela Coligação Penafiel Quer. Foi presidente da JSD de Penafiel entre Julho de 2011 e Outubro de 2013 e presidente da Comissão Politica do PSD Penafiel durante dois mandatos (2014/2016 – 2016/2018).

Em comunicado o PSD Penafiel “agradece à social-democrata o serviço que prestou à comunidade no exercício das funções de autarca, eleita pelo PSD, durante os últimos 12 anos”. “A Susana Oliveira é uma destacada militante do PSD que serviu o partido como presidente da JSD Penafiel e do PSD Penafiel. Na última década, dedicou a sua vida à política autárquica, como vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, funções que desempenhou com grande espírito de missão, de entrega à causa pública e, sobretudo, com vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Sei que a Susana Oliveira irá abraçar novos desafios profissionais, mas que continuará disponível para ajudar o PSD e a sua comunidade”, sustenta Pedro Santana Cepeda, presidente do PSD Penafiel. “A família social-democrata contará sempre com o seu contributo enquanto militante, seja através da sua intervenção na vida do partido, seja através da sua participação cívica”, defende ainda.