O Secretário de Estado da Educação, João Costa, apadrinha, segunda-feira, no auditório municipal de Lousada, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Tâmega e Sousa, informou fonte da autarquia.

Segundo a mesma fonte, este Plano, designado de TâmegaSousa Educa, corporiza o desafio de promover o desenvolvimento integrado do Tâmega e Sousa, tendo na educação uma das forças motrizes para o cumprimento desta missão.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é um projecto co-financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, implica um investimento de 700 mil euros no concelho de Lousada a ser realizado nos próximos três anos, financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu.

O objectivo passa por promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzir as saídas precoces do sistema educativo, combater o insucesso escolar.

Com uma abordagem educativa integrada e inovadora e permanentemente assente na tríade escola-aluno-família, o TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti], que vai ser implementado já neste ano lectivo, envolverá, em cada ano, cerca de 50 mil alunos de um total de 38 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa.

O TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] inclui mais de 40 actividades anuais, dirigidas a todos os ciclos de ensino, do pré-escolar ao secundário, nas áreas das artes, do desporto, das ciências e da tecnologia, do pensamento e cidadania e da psicologia e orientação vocacional.

Uma das premissas do TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti] é a partilha constante de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos do território – directores, professores e pais e encarregados de educação –, capacitando-os para a problemática do insucesso escolar.

Publicidade

O município, em colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho, vai implementar um conjunto significativo de actividade e ainda vai ser adquirido material para apetrechar as escolas do 1.º ciclo, como instrumentos musicais, equipamento laboratorial, jogos didácticos, material para programação e robótica, entre outros.

Vão ser desenvolvidos projectos como Filosofia para Crianças, Iniciação à Programação/Robótica e ainda Oficinas de Teatro Escolar, de Animação, de Arte Pública, de Escrita Criativa, entre outros.

O Plano apresenta, ainda, um conjunto de iniciativas direccionadas para a formação e troca de experiências entre os diferentes intervenientes da comunidade educativa.

A abertura oficial da cerimónia vai ser presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, José Cortes Verdasca, Coordenador da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, o primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto e a Coordenadora do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, Olga Melo.