Entre 7 e 12 de Julho Freamunde volta a ser palco das Sebastianas, as centenárias festas em honra de São Sebastião que juntam o sagrado e o profano. “É um dos maiores eventos culturais, tradicionais e turísticos da região, atraindo mais de 120 mil visitantes”, avança nota de imprensa da organização.

Este ano, destaca-se, em termos musicais, a presença de Daniela Mercury, Dino D’Santiago, Dealema e Wet Bed Gang, entre outras bandas e DJ’s. Dia 8 há a tradicional Noite de Bombos, nas noites de sábado e segunda-feira há espectáculos de fogo de artifício, no domingo actuam bandas filarmónicas e realiza-se a Majestosa Procissão em honra de São Sebastião pelas ruas de Freamunde tipicamente decoradas com um extenso e também ele majestoso tapete de fitas de madeira pintadas de várias cores”. Na segunda-feira há Marcha Alegórica sob o tema “Culturas do Mundo”, com escolas de samba, grupos de bombos e carros alegóricos, produzidos localmente, por grupos de voluntários e amigos das festas.

Na programação mantém-se ainda o Putrica, Festival de Arte Pública, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano, mantendo-se como curador Frederico Draw, natural de Freamunde.

Segundo a organização, “o aquecimento para as Sebastianas arranca no dia 1 de Julho com um concerto dos Fogo Fogo, inserido na Semana Cultural de Freamunde que decorre até dia 6 e que inclui várias actividades realizadas por associações culturais da cidade”.