Lousada acolheu as Jornadas de Saúde em contextos educativos, nos dias 27 e 28 de Junho.

A iniciativa foi destinada sobretudo a profissionais de saúde da região do Tâmega e Sousa, a docentes e não docentes dos agrupamentos/escolas dos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira e a técnicos de acção social destes concelhos.

Na sessão de abertura o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, começou por afirmar que “é muito importante colocar a educação, saúde e área social a debater estes temas”. “Este é um problema com grande incidência em toda a região e que merece toda a atenção por parte dos responsáveis. Aliás, são muitas as variáveis que influenciam a aprendizagem dos alunos e podem também despoletar problemas de saúde e problemas sociais. E, por isso, estas reflexões são importantes”, defendeu o autarca. Na sessão estiveram José Carlos Sousa, da Direcção-Geral de Educação; Pimenta Marinho, presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde Norte; e Miguel Cardoso, Director do Centro Distrital do Porto ISS.

Seguiram-se várias conferências com especialistas sobre temas como “A problemática da saúde mental nos contextos educativos”, “Agarrados ao ecrã”, “Projecto de Promoção de Comportamentos Preventivos”, “Derrubando Muros e Construindo Pontes ‐ Literacia em Saúde Mental”, “Saúde Mental: do que estamos a falar? Como promover?”, “Selo Protector”, “Realidades Locais ‐ constrangimentos e contributos. O Plano de Desenvolvimento Social como instrumento”, “No limiar do pensamento”, “Do Diagnóstico à Ação: + Vida em Contextos Educativos” ou “STOP Bullying”.