O Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega III – Vale do Sousa Norte, que abrange os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras, informa que as Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR-C) passam a funcionar como serviço complementar prestado pelas Unidades de Saúde e do Serviço de Atendimento Prolongado.

Por isso, explica nota, os utentes com sintomas compatíveis com a Covid-19 – febre, tosse; dificuldade respiratória – “devem previamente contactar telefonicamente”. De segunda a sexta-feira, esse contacto deve ser feito com a unidade de saúde onde se encontra inscrito, sendo que “em caso de necessidade de deslocação presencial, deve informar, no imediato, no balcão de atendimento, a existências de sintomas compatíveis com infecção por Covid-19”. Já aos sábados, domingos e feriados os doentes devem “contactar telefonicamente o Serviço de Atendimento Prolongado de Paços de Ferreira, através do 969340980, ou caso necessite de deslocação presencial, deve informar, no imediato, no balcão de atendimento, a existências de sintomas compatíveis com infecção por Covid-19”.

O ACES apela que, sempre que possível, os utentes comecem por utilizar o contacto via e-mail “para toda e qualquer situação” que pretende resolver com a unidade de saúde, “devendo, sempre, colocar um contacto do próprio ou terceiro autorizado a resolver a situação exposta em seu nome, assim como acrescentar informação de identificação (nome e número de utente do SNS) e especificar qual o motivo do contacto do utente”. Quando isso não for possível devem ser usados os contactos de telemóvel disponibilizados. Fique a conhecê-los nas seguintes tabelas.