Foto: Rota do Românico

A Rota do Românico vai receber a Medalha de Ouro de Mérito Cultural e Científico atribuída pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, no próximo sábado, numa sessão solene inserida nas festas da cidade.

“Esta será a 11ª distinção que a Rota do Românico recebe, desde 2010, entre prémios locais, nacionais e internacionais”, refere nota de imprensa da instituição.

O início da Rota do Românico remonta a 1998 quando teve lugar o arranque do processo de inventariação do património românico dos seis municípios do Vale do Sousa com objectivo de criar um itinerário turístico-cultural. Começou com 21 monumentos e, em 2010, a Rota do Românico aceitou um dos seus maiores desafios institucionais, com o alargamento da rota a seis novos municípios do Baixo Tâmega e do Douro Sul (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Resende e Marco de Canaveses) e a consequente integração de mais 37 novos monumentos românicos.

“Além da preservação dos monumentos e da produção de conhecimento científico a Rota tem vindo a afirmar-se como um projecto de referência turístico-cultural com reflexos na captação de visitantes e turistas, promovendo o crescimento económico da região, com resultados (directos e indirectos) na criação de riqueza e de emprego”, refere a Rota do Românico.