A Rota do Românico vai estar presente na Bienal Ibérica de Património Cultural, a AR&PA, que arranca esta quinta-feira e termina domingo, na cidade de Leiria.

Subordinada ao tema ‘Jovens e Património’, o certame inclui uma programação onde constam seminários, concertos, performances, oficinas, visitas, exposições e concursos digitais.

Esta quinta-feira, a partir das 10h30, a Rota do Românico efetuará uma apresentação dos seus Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica, no Innovation Point, o espaço online dos expositores da bienal.

Para além disso, e durante os quatro dias, o Serviço Educativo da Rota do Românico tem agendadas um conjunto de atividades, dirigidas ao público escolar e famílias” e que decorrem no Mercado de Sant’Ana, informa esta estrutura, em comunicado.

De salientar que, este evento, que se traduz num ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao património cultural, é considerado como uma “referência na Europa”.

Recorde-se que esta organização resultou da fusão, em 2017, da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, pela Junta de Castela e Leão, que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, evento criado em 2013, em Portugal.

A primeira edição da AR&PA com este formato ibérico aconteceu em Amarante, em 2017, e teve a Rota do Românico como entidade promotora.

Este evento, que ocorre de forma alternada entre Portugal e Espanha, conta com a parceria da entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, sendo cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

Actualmente, a Rota conta com 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas da sua intervenção abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.