Inicia esta sexta-feira, na freguesia do Torno, Aparecida, em Lousada, a Romaria da Senhora Aparecida, festividade que atrai milhares de pessoas de vários pontos de Portugal e da Europa.

O andor da Senhora Aparecida, transportado por 80 homens, e que integra a procissão, que se realiza na segunda-feira, é um dos momentos mais emblemáticos desta festividade religiosa única na Região do Vale do Sousa.

A Romaria da Senhora Aparecida é, também, uma das maiores do país e  conta com quase 200 anos de história.

A Festa da Senhora Aparecida, na freguesia do Torno, realiza-se sempre nos dias 13,14 e 15 de Agosto. Na tarde dia 14, a procissão integra o maior andor do país, transportado aos ombros por 80 homens, numa grandiosa manifestação de fé e devoção.

É uma romaria de tradições religiosas, em que a procissão, onde se mostra o maior andor existente no país (inscrito no livro dos records do guinness), motiva a atenção dos milhares de fiéis e romeiros que se deslocam a Lousada.

Antes da procissão, realiza-se celebração da missa solene em honra da Senhora Aparecida, com início marcado para as 11h00, sendo antecedida pela actuação da Banda de Música de Lousada e da Banda de Música de Cinfães.

Além do programa religioso, a Romaria da Senhora Aparecida assume-me como um evento cultural, com um cartaz que prima pela diversidade das propostas.

Já esta sexta-feira, pelas 21h30, tem lugar a abertura oficial “Romaria 2017”. No sábado, dia 12, a noite vai ser animada com os cantares ao desafio de Adília, Maria do Carmo, Nuno Ribeirinho e o tocador Joaquim Costa. No final da noite entram em palco os “Sons do Rio Sousa”.

Dia 13, domingo, “Os amigos de Caíde de Rei” animam a manhã com os bombos. A partir das 10h00 realiza-se a concentração equestre e passeio pela freguesia.

A tarde é dedicada à Grande Corrida de Cavalos e Póneis. A animação musical nocturna vai estar a cargo do Grupo Folclórico da ACR Senhora Aparecida, do Grupo Coro e Danzas “Ermita Nueva” e do Grupo Etnográfico Rusga de Joane. A “Banda Rytual Show” entra em palco a partir da meia-noite.

Na terça-feira é o dia do Grande Prémio de Velocidade (50 e 85 cm3) que se assume, também, já como uma tradição desta Romaria.

As provas têm início pelas 15h00. A actuação de Adriana Lua e o fogo-de-artifício marcam o encerramento da Romaria da Senhora Aparecida 2017.