Já estão disponíveis os horários para Paredes e Valongo da rede de autocarros UNIR, um serviço que já entrou em vigor.

A UNIR divulgou esta manhã o último lote de horários que faltava e que inclui os municípios de Valongo, Paredes, Gondomar e Santo Tirso.  

Os horários das respetivas linhas estão disponíveis para consulta no site da UNIR.

A divulgação dos horários da nova rede de autocarros, a operar na Área Metropolitana do Porto a partir de 1 de dezembro, causou muitos problemas e expetativas, sendo que o  presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, havia garantido que os horários da nova rede UNIR seriam conhecidos durante o dia 24 de novembro, um cenário que acabou por não se verificar.

São cerca de 40 autocarros que entraram ao serviço esta sexta-feira, sob nova marca de transportes metropolitanos do Porto UNIR, mas os veículos são em segunda mão.

Os veículos usados que chegaram ao Porto vindos da capital têm cerca de um ano e meio e foram já alvo de uma operação de rebranding para adotarem as cores e os símbolos da recém-criada marca UNIR, que uniformiza, assim, a operação dos transportes metropolitanos do Porto.

A transferência dos autocarros em uso pela Carris Metropolitana para o Norte deveu-se ao facto de a operadora espanhola ter adquirido novos veículos, elétricos, para Lisboa, com recurso a fundos comunitários, como o POSEUR e o PRR.

No Porto, não foi possível recorrer a esses apoios, porque o processo de arranque do projeto UNIR decorreu numa fase posterior, já fora do tempo, para garantir esses mecanismos. Os veículos excedentários de Lisboa encontraram agora no Porto uma nova utilização.

No Portal Automóvel do Ministério da Justiça pode ler-se que, a entidade detentora dos autocarros em causa nunca chegou a ser alterada e que os veículos foram adquiridos em maio do ano passado, apenas dois meses antes do início de operações da Carris Metropolitana, na Área Metropolitana de Lisboa.

No concurso internacional para a aquisição do serviço de transportes rodoviários metropolitanos do Porto, o grupo Alsa, de que faz parte a Nex Continental, ficou com o lote 2, que abrange os municípios de Gondomar, Valongo, Santo Tirso e Paredes, num total de 102 linhas.

Ao todo, “vão estar a operar cerca de 350 motoristas”, sendo que 230 “vêm de empresas que operam na zona”, como sejam a Gondomarense, Valpi, Resende, entre outras.

Os restantes 120, foram contratados pelo grupo espanhol e é neste conjunto que vão operar os antigos autocarros da Carris Metropolitana.

9 Comentários

  1. A Área Metropolitana do Porto só tem direito ao lixo de Lisboa….

  2. Retiram a camioneta das 6:00 quando existe pessoas que necessitam desse transporte para ir trabalhar e não tem outro meio de transporte para ir trabalhar, como vão fazer as pessoas que não podem ir trabalhar ? Como irão fazer essas pessoas ficar sem emprego por não terem com se deslocar ..

  3. Uma vergonha no cumprimento dos horários.
    Também não estão a ser cumpridos os trajetos pre-estabelecidos e existentes, tendo estes sido alteradas para muito pior.
    A nível de horários è o descalabro total, não existe transportes em horário corrente que faz com que as crianças que vão para a escola não tenham horários adequados, e ainda fiquem na paragem cerca de 45minutos à espera sem que haja transporte para regressar a casa…
    Iniciam o seu servico mais tarde e terminam demasiado cedo, fazendo com que não haja transportes públicos a partir das 20 horas isolando pessoas na necessidade de se moverem através dos transportes públicos e assim obrigando os mesmos a recorrer a carros particulares ou de familiares ou serviços específicos como Uber ou táxis sendo demasiado dispendioso…

  4. Horários que não funcionam, e fizeram tirar ônibus dos horários que existiam. Fazendo a população de besta na espera por horas de um ônibus.
    Se o serviço antes era ruim, agora ficou péssimo, para quê? Gastar dinheiro tanta propaganda, se os serviços não atendem a população?

  5. Sugar o Sangue dos Pobres é o Perfil deste País.
    Viva o Benfica, Viva o Futebol, Viva os Bandalhocos

  6. Onde está a linha 20 paredes? Acho que agora é a 7315? Não vejo horário em lado nenhum. Para quem mora em parada e precisa de chegar ao comboio havia de haver mais transportes. A que estava às 7h30 estava bem. Hoje nem vê la!

  7. É uma pouca vergonha não termos transportes de paredes para Rebordosa, nem vice versa e ainda hoje fui á Camara Municipal e ninguem sabe nada, as Juntas de Freguesia tambem não sabem….que vai pagar as viagens de Taxi para que eu possa trabalhar???

  8. Hoje dia 12 de Dezembro de 2023 o operador ALSA/UNIR contratado pela AMP continua a falhar desde o dia 1 de Dezembro de 2023 quando iniciou o contrato, principalmente nesta linha 8030 e 8031, em Gondomar, Lote 2, ainda não apareceram autocarros para prejuízo dos utentes desta zona que têm que andar a pé depois de terem o passe mensal. Até quando se vai manter esta situação?

Comments are closed.