Região: Centro Hospitalar lança projecto para promover a humanização de cuidados

Chama-se "Humanizar+" e quer envolver profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais

0
Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) anunciou que vai lançar um projecto que vai promover a humanização dos cuidados de saúde.

Designado de “Humanizar+” a iniciativa tem como objectivo potenciar a adopção “de valores e princípios humanísticos, com o respeito pela dignidade da pessoa, cortesia e a empatia na relação com o outro, profissionalismo e o trabalho de equipa”.

O centro hospitalar adianta, em nota de imprensa, que o projecto conta com a participação activa dos profissionais de saúde do CHTS, doentes, familiares e cuidadores informais, promovendo comportamentos a melhoria da qualidade assistencial.

Serão realizadas várias acções, como campanhas de sensibilização para a humanização de cuidados, alterações de processos internos e de estrutura, formação/conferências, aplicação de inquéritos e implementação de medidas correctivas, entre outras.

“Uma das estratégias de actuação do projecto passa, por exemplo, por apoiar iniciativas propostas pelos Serviços que tenham incidências no plano da humanização; estimular a participação da comunidade e de entidades da sociedade civil nas acções de humanização; contribuir para a melhoria das condições de recepção, acolhimento, informação e apoio a utentes e acompanhantes”, diz o CHTS.

O projecto é apresentado, oficialmente, a 15 de Fevereiro, no auditório do Hospital de Amarante, aquando a visita do Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves. Em Setembro, promete o centro hospitalar, haverá “uma mega-iniciativa” com conferências, atribuição de prémios do concurso de ideias e referência aos projectos em desenvolvimento até essa data.