Os vereadores do PSD aproveitaram a última reunião de câmara, realizada em Alfena, para pedir soluções de estacionamento junto ao pólo de Valongo do Centro Hospitalar e Universitário de São João.

Alberto Neto sugeriu a criação de um estacionamento em altura por cima do parque já existente na superfície comercial junto ao Hospital.

“Sabemos que o Hospital de Valongo tem dificuldades de estacionamento, está numa zona complexa e sem grande espaço. Gostávamos de propor à câmara da possibilidade de falar com o Grupo Jerónimo Martins para avaliar a possibilidade de no estacionamento do Pingo Doce ser criado um estacionamento em altura”, disse.

“Essa solução está a ser estudada há algum tempo entre o Hospital e o Pingo Doce, só que aquilo é do Pingo Doce. Esse assunto já existe desde antes de eu ser eleito”, respondeu José Manuel Ribeiro.

Segundo o presidente da Câmara, aquela zona “está muito condicionada”, sendo que mesmo junto ao centro de saúde as pessoas não cedem nem vendem terrenos.

“Faltam ali sítios para estacionar. Já temos o ‘ok’ da Administração Regional de Saúde e vamos prescindir de um espaço de jardim junto ao centro de saúde para ganhar ali alguns lugares de estacionamento para ver se alivia aquela zona”, explicou o autarca, dizendo que quanto à proposta do PSD para o Hospital, a negociação tem de ser entre o centro hospitalar e o privado.

Os social-democratas apelaram ainda a que uma linha da STCP passe mais perto do hospital. O presidente da Câmara lembrou que no âmbito de um concurso público que abrange outros concelhos da Área Metropolitana do Porto no âmbito dos transportes há soluções pensadas para resolver problemas como este, não só esta e outras situações em Valongo, mas também nas restantes freguesias.