Auto-escada dos Bombeiros Voluntários de Penafiel ficou inoperacional no combate a um incêndio

O PS Penafiel apresentou uma proposta, que vai ser discutida na próxima reunião de executivo, para que seja a Câmara Municipal de Penafiel a comprar uma auto-escada para servir as corporações dos bombeiros do concelho. “Devia a Câmara, não obstante o recurso a outras entidades, dar o exemplo e, tal como tem feito intervenções onde a relação custo/benefício fica muitas vezes aquém do expectável, apostar efectivamente neste domínio e suportar o pagamento desta viatura que se repercute de importância vital para toda a comunidade penafidelense”, sustentam os vereadores socialistas.

Esta proposta surge depois de a autarquia penafidelense ter pedido uma audiência, com carácter de urgência, à Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto para sensibilizar o Governo para a necessidade de os Bombeiros Voluntários de Penafiel adquirirem uma auto-escada para apoio ao combate de incêndios urbanos.

Recorde-se que a corporação de Penafiel era a única das três corporações do concelho a ter um veículo desta tipologia, mas a viatura sofreu um acidente no combate a um incendio industrial e ficou inoperacional.

 

Pedido surge depois de a autarquia ter pedido reunião de urgência ao Governo

O problema ressurgiu depois do incêndio que deflagrou na zona histórica de Penafiel, num edifício com dois pisos, que obrigou à intervenção de um veículo com auto-escada da corporação dos Bombeiros Voluntários de Baltar.

Depois disso, o presidente da Câmara de Penafiel adiantou que pediu uma reunião de urgência ao Governo para sensibilizar para a necessidade deste equipamento.

Agora foi o Partido Socialista de Penafiel que se pronunciou sobre este tema. Para os socialistas, deve ser a autarquia penafidelense, à semelhança do que já aconteceu com outras do país, a adquirir a auto-escada e a colocá-la ao serviço de todas as corporações do concelho.

“Aceitamos que a via da negociação com o Estado, seja uma forma de a autarquia encontrar parceiros, e no fundo, até delegar a responsabilidade da protecção civil municipal no Estado, porém, cabe a nós em primeira instância sermos criteriosos nos investimentos, e dar prioridade àqueles que se revestem de importância extrema. Este é manifestamente um deles, devendo a autarquia local, em nosso entendimento, assumi-lo desde já”, defende a proposta apresentada pelos vereadores eleitos pelo PS na última reunião de câmara, e cuja discussão ficou agendada para a próxima reunião de executivo. “A relação custo/benefício justifica a sua aquisição na plenitude, pelo que exortamos a Câmara Municipal nesse sentido”, reforça o documento da oposição.

Os socialistas criticaram ainda a acção do executivo dizendo que muito pouco foi feito neste domínio desde que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel perdeu a auto-escada no combate a um incêndio e que a autarquia “não foi solícita, nem agiu atempadamente, quando há largos meses foi avisada pelas entidades em causa”.