Projeto ENERGY OFF vai criar escritórios energeticamente eficientes em Portugal

0


Quercus
Apresentado publicamente a 31 de Março de 2016, no Auditório da Start Up Lisboa, o projeto ENERGY OFF (www.energyoff.pt) quer tornar os escritórios energeticamente mais eficientes em Portugal.

Com o objetivo de criar escritórios eficientes em Portugal, o ENERGY OFF lançou o desafio às empresas portuguesas, oferecendo-lhes a oportunidade de fazer um diagnóstico dos seus consumos energéticos e tornarem-se mais eficientes na gestão dos mesmos. Espera-se que através da utilização da plataforma ENERGYOFF os escritórios consigam reduzir até 10% do seu consumo de energia, o que corresponderá a uma poupança de 6 800 kWh/ano e uma redução na fatura de eletricidade de 748 €/ano.

O público-alvo são espaços físicos cuja atividade seja exclusivamente de escritório, isto é, cujo ponto de entrega de energia (o contador) não seja partilhado com nenhuma outra atividade, seja esta comercial, industrial ou outra.

A plataforma ENERGY OFF é de acesso gratuito, baseada na norma internacional ISO 50001 – Sistemas de gestão de energia. O gestor recebe recomendações concretas para a redução dos consumos, através da análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos, apresentando, ainda, outras medidas, transversais a todos os utilizadores (como a política energética, a identificação de um energy manager, entre outras).

Estas recomendações serão apresentadas numa ordem lógica e de progressão sequencial, de modo a que o utilizador se sinta acompanhado e guiado ao longo do processo. Serão também disponibilizados modelos e toda a documentação típica de um sistema de gestão energética em formulários digitais standards, reduzindo o esforço e os recursos do utilizador neste sentido.

No âmbito do projeto, vai decorrer também um concurso que pretende distinguir as três empresas participantes que consigam alcançar as maiores reduções nos seus consumos energéticos. São automaticamente elegíveis para a atribuição deste prémio as empresas que se encontrem a participar no projeto ENERGY OFF, através do registo e utilização da plataforma em www.energyoff.pt, com a única condicionante de aderirem ao projeto até ao dia 30 de junho de 2016.

O projeto ENERGY OFF, a ser desenvolvido até ao final de 2016, enquadra-se na implementação da medida Smart Offices  – Literacia e Gestão Energética nos Escritórios Portugueses. Esta medida é promovida pela RNAE, em parceria com a Quercus e a Inteli, sendo financiada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, no âmbito do PPEC de 2013-2014 – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica.

A adesão poderá ser feita gratuitamente em http://aderir.energyoff.pt