Mais intervalos, aulas mais práticas e interactivas e menos pesadas, fora do ambiente da sala de aula, e mais tempo com os amigos. São esses alguns dos elementos que os alunos apontam como o caminho para serem mais felizes na escola.

Cerca de 80 crianças e jovens de seis países – Dinamarca, Inglaterra, Grécia, Turquia, Alemanha e Eslovénia – estão em Lousada desde o início da semana, no âmbito do projecto Erasmus+ – Happiness in Lifelong Learning – 2015/ 2017, do qual o Agrupamento de Escolas de Lousada é parceiro.

E os benefícios para os alunos em integrar este programa são muitos. Além de melhorarem o inglês têm a oportunidade de viajar e conhecer outras culturas, dizem os professores.

 

“Os alunos gostam do projecto e empenham-se bastante. Têm a oportunidade de praticar o inglês”

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Lousada integram desde o ano lectivo 2015/2016 este projecto que quer trazer felicidade ao longo do processo de aprendizagem. Trata-se de um programa da Comissão Europeia para a Educação e Formação que permite que alunos e professores participem em actividades educativas e partilhem experiências em outros países da Europa.

Portugal juntou-se a outros seis países. Segundo a coordenadora do projecto em Lousada, Ana Mendes, isso já permitiu aos alunos de Lousada conhecer três países. Desta vez, Lousada está a receber cerca de 80 alunos, ente os 8 e os 17 anos, e a dar-lhes a conhecer a vila, a cultura e tradições locais e o seu dia-a-dia. Isso permite a comparação entre realidades educativas e a reflexão sobre as boas práticas adoptadas em cada país.

À semelhança do que aconteceu lá fora, os alunos ficam alojados em casa dos alunos portugueses. E todos participam no “Parlamento”, uma assembleia de jovens que os põe a debater problemáticas e assuntos relacionados com a escola. “Portugal foi o primeiro país que teve o Parlamento liderado apenas pelos alunos. Os professores apenas ajudam na tradução”, destaca a docente.

“Os alunos gostam do projecto e empenham-se bastante. Têm a oportunidade de praticar o inglês, até porque acolhem alunos estrangeiros e têm que comunicar. E também ajuda a superar questões de auto-estima e a timidez”, acredita Ana Mendes.

Desde que chegaram a Lousada já participaram em várias actividades desde uma festa tradicional a um espectáculo com flash mob, fizeram uma caça ao tesouro na Torre de Vilar e passaram pelo conservatório. Esta quinta-feira, estão de visita ao Porto.

 

“O interessante nestes projectos é poder partilhar ideias”

O que faz os alunos mais felizes na escola? Eles pedem mais intervalos e aulas práticas e interactivas, querem aulas menos pesadas e aborrecidas e mais tempo para estar com os amigos, adiantam Ana Mendes e também Peter Awi, um dos docentes coordenadores do projecto na Alemanha. “São as crianças que nos dizem o que precisam. Temos que os ouvir e pôr isso em prática”, refere. “Estamos satisfeitos por estar neste projecto internacional e impressionados com a educação em Portugal”, acrescentou o professor. “O interessante nestes projectos é poder partilhar ideias. Levamos muitas que podemos aplicar nas nossas escolas. Além disso, as crianças aprendem que uma língua estrangeira é útil fora do ambiente escolar. Agora têm um motivo para aprender inglês, para poder falar com os amigos”, defende Peter Awi.

Os alunos também só vêem vantagens neste programa. Mafalda Ribeiro, de 16 anos, considera o Erasmus + uma mais-valia. “Fui a Inglaterra uma semana, conheci uma cultura diferente, casas diferentes, pessoas acolhedoras. Melhorei imenso o meu inglês. Conheci escolas diferentes, mais coloridas e onde têm mais disciplinas, como artes dramáticas ou culinária, o que é bom”, explica a jovem lousadense.

“A mim faz-me feliz aprender coisas novas, estar com os meus amigos, tirar boas notas para conseguir entrar em Medicina, ter aulas interactivas e que não são aborrecidas”, aponta a aluna.