A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) atribuiu uma menção honrosa, na categoria Aplicação de Gestão e Multimédia, ao projecto “Um Museu para Todos”, do Museu Municipal de Penafiel.

De acordo com nota de imprensa do município, o projecto tornou o museu “mais acessível e inclusivo”. “O uso de tablets para língua gestual e de áudio guias” permitem a “pessoas com deficiência auditiva e/ou invisuais a visitarem o espaço e nele descobrirem toda a história, tradições e cultura disponibilizadas”.

“Apoiado pelo programa ProMuseus 2019, este recente projecto dotou assim toda a exposição do Museu Municipal de Penafiel de melhores condições de fruição cultural, promovendo uma maior inclusão e uma melhor acessibilidade dos diferentes tipos de públicos, nacionais, estrangeiros e com condicionalismos visuais e auditivos. Na prática, contemplou a aquisição de 20 áudio guias de reprodução automática em três idiomas (português, inglês e espanhol) e respectivas versões com áudio descrição para invisuais, e de tablets com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa, legendados em português, espanhol e inglês, para pessoas com deficiência auditiva”, esclarece a Câmara.

Recorde-se que o Museu de Penafiel tem conquistado vários prémios. A cerimónia em que foi entregue a distinção aconteceu no Museu da Marinha, em Lisboa.