Fotografia: Câmara de Valongo

O programa Férias de Verão Tok’A Mexer Verão 2018, uma iniciativa da Câmara de Valongo, envolveu mais de 800 crianças 1.270 inscrições e decorreu durante 10 semanas, informou a autarquia.

Segundo a mesma fonte, este ano, o município duplicou o número de vagas e reduziu para 27 euros  por semana o preço do programa.

O valor incluiu refeições, seguros, transporte e um leque de múltiplas e variadas actividades. Este preço reflectiu-se numa diminuição de 40% relativamente ao preço praticado nas edições anteriores, que era de 45 Euros por semana. Este ano houve também 53 crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e pelos serviços sociais da autarquia.

As actividades propostas no âmbito do programa Férias de Verão Tok’A Mexer Verão tiveram como objectivo promover o  desenvolvimento cognitivo, relacional e emocional e foram desenvolvidas tendo em conta o ritmo e a realidade das crianças participantes.

As actividades incluíram sempre um dia com saída externa e na sua maioria privilegiaram acções relacionadas com as logomarcas identitárias do concelho de Valongo, nomeadamente, a Regueifa e Biscoitos, Lousa, Serras, Bugios e Mourisqueiros.

Foram também praticadas actividades desportivas, tais como futebol, andebol, basquetebol, artes marciais, ténis, natação, bicicleta, hóquei, jogos tradicionais, entre outras modalidades desenvolvidas para proporcionar uma dinâmica de grupo e estimular as relações entre as crianças.

Nesta edição do programa estiveram envolvidos 49 monitores e 13 associações concelhias. O investimento global foi de 132.700 euros, sendo que o contributo das famílias foi de 32.470,20 euros.