Fotografia: Câmara de Valongo

É inaugurado, este domingo, pelas 10h30, pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o circuito de Percursos Equestres de Valongo, o primeiro da Área Metropolitana do Porto.

Equipamento implicou um investimento municipal de 30.417,26 euros.

Segundo fonte da autarquia, o descerrar da placa terá lugar no Centro Hípico de Valongo local que funcionará como principal ponto de apoio aos Trilhos Equestres.

Citado em comunicado, José Manuel Ribeiro que é também o Presidente da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto destacou que a nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento nas nossas serras.

“Os percursos equestres juntam-se ao Centro de BTT e ao Centro de Trail Running de Valongo, representando uma poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto Outdoor”, referiu.

Fotografia: Câmara de Valongo

Situados a cerca de 20 minutos da cidade do Porto, os Trilhos Equestres de Valongo são os únicos localizados na Área Metropolitana do Porto. No ponto mais elevado dos percursos, podem-se visualizar magníficas vistas sobre a cidade do Porto e o mar.

O circuito Trilhos Equestres de Valongo inclui três percursos distintos, devidamente sinalizados, envolvendo uma grande área da Serra de Pias.

O primeiro percurso é ideal para situações de iniciação ao hipismo, promovendo um passeio de curta duração, em caminho amplo e sem inclinações significativas.

O percurso dois permite um passeio de curta/média duração, acessível à maioria dos aficionados. Desenvolve-se em piso de terra, ideal para a progressão equestre, recomendando-se pausas para descanso. Ao longo deste percurso existem belíssimas paisagens, sendo possível observar a riqueza da nossa fauna e flora.

Fotografia: Câmara de Valongo

Já o percurso três é recomendado para praticantes com alguma experiência e robustez física. Para percorrer o Trilho, serão necessárias duas a três horas.

Na passagem pelo Rio Ferreira, encontram-se zonas ideais para os cavalos se refrescarem.

No Centro Hípico de Valongo, instalação de apoio aos Trilhos Equestres, serão disponibilizadas várias valências, designadamente, veterinário; siderotécnico para ferrar os cavalos; serviço de guia em inglês e francês; permissão para acesso a caninos; restaurante; loja equestre; WC `s; camião e atrelado para cavalos; estacionamento para camiões; boxes e alojamento para cavalos particulares e bebedouro para cavalos.

Os presentes na cerimónia, após as intervenções das autoridades presentes, poderão usufruir de passeios a cavalo e de charrete.

Fotografia: Câmara de Valongo