O Presidente da República vai homenagear Margarida dos Santos Sousa, porteira que ajudou a socorrer e salvar dezenas de pessoas durante os atentados terroristas em Paris, em Novembro de 2015. Segundo o Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar a porteira natural de Galegos, Penafiel, no dia 10 de Junho, por “feitos excepcionais”.

A mesma fonte refere que o Dia de Portugal será assinalado com uma parada militar no Terreiro do Paço onde o Presidente da República vai condecorar alguns militares. Marcelo Rebelo de Sousa vai deslocar-se depois a Paris onde agraciará três civis, sendo a penafidelense uma das homenageadas.

Recorde-se que Margarida dos Santos Sousa reside em França há 36 anos e é porteira de profissão há mais de 25 anos.

No dia 13 de Novembro, foi uma das pessoas que auxiliou as vítimas dos vários atentados terroristas que decorreram no centro de Paris, que resultaram em mais de 120 mortos. Acolheu dezenas de pessoas que fugiam do ataque, algumas gravemente feridas, no prédio onde é porteira, junto ao Le Bataclan.

Pelo seu acto altruísta e heróico, a Câmara Municipal de Penafiel atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal Dourada nas cerimónias do 3 de Março.