O Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) funciona no Edifício dos Serviços Técnicos, junto à Frente de Atendimento da Câmara Municipal de Lousada, desde o final de 2002, contando com vários serviços.

Segundo a autarquia, os mais procurados são os relativos à ADSE – Direcção-Geral da Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública; à Direcção-Geral da Administração da Justiça e ao Instituto de Mobilidade e Transportes, sendo ainda possível recepcionar documentos destinados à Caixa Geral de Aposentações e ao Instituto de Segurança Social. Também os Serviços da Autoridade Tributária são bastante requisitados, assim como a substituição ou revalidação da carta de condução, o pedido de registo criminal negativo, ou o pedido do Cartão Europeu de Seguro de Doença.

“Com a informatização de todos os serviços públicos, o PAC tem novas competências, nomeadamente no atendimento digital assistido com senhas ou registo nos sítios da internet do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, do Portal do Cidadão, dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Autoridade para as Condições de Trabalho, Inspecção Geral das Actividades Culturais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde”, diz a Câmara Municipal.

O PAC funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.