Cinco homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), esta quarta-feira, na região do Porto, e também em Lisboa, por suspeitas de vários crimes de extorsão relacionados com a partilha de conteúdos íntimos.

Em comunicado, a PJ revela que os suspeitos estavam a ser investigados há cerca de um ano, depois de terem feito ‘sextortion’ – extorsão através da ameaça de partilha de imagens íntimas – com várias vítimas.

Segundo a Judiciária, os detidos abordavam as vítimas através das redes sociais e, após várias conversas online, convidavam-nas a enviar fotos e vídeos íntimos ou mesmo a fazer videochamadas com conteúdo sexual.

Depois, exigiam o pagamento de determinada quantia monetária, sob ameaça de divulgação dos mesmos junto de familiares, amigos e contactos profissionais.

Duas dezenas de investigadores participaram na operação, sendo que no decurso das buscas foi apreendido diverso material, do qual se destaca equipamento informático utilizado nos crimes de extorsão, documentação bancária, dinheiro, cartões bancários de contas abertas em nome de terceiros, utilizadas como contas de destino para branqueamento de capitais.

Além do material relacionado com a prática dos crimes em investigação, foram apreendidas duas armas ilegais.

Os detidos serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial, a fim de lhes serem aplicadas as medidas de coação.