No próximo sábado, o Jardim do Calvário, em Penafiel, vai receber o IV Festival do Melão Casca de Carvalho, uma iniciativa da Confraria do Melão Casca de Carvalho e do município de Penafiel.

A abertura acontece pelas 10h00 com a exposição e venda de melão casca de
carvalho, vinho da região e mostra de artesanato. Meia hora depois, decorre o XIX Capítulo Geral da Confraria do Melão Casca de Carvalho, que terá lugar no auditório do Museu Municipal de Penafiel, e, pelas 11h00, vai ser celebrada a missa e a XV Entronização de Novos Confrades, na Igreja da Misericórdia.

De tarde, decorre a habitual visita dos confrades aos expositores, acompanhados pelo Grupo de Cavaquinhos São Miguel de Paredes. Pelas 17h30, começa a apresentação e a prova dos novos produtos feitos a partir do Melão Casca de Carvalho por investigadores da UTAD. O dia termina pelas 21h00 com um concerto de Jazz Standards.

 

Durante o dia vão ser apresentados vários produtos feitos a partir desta fruta, tal como aconteceu na edição passada, fruto de uma parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Entre eles, o “port melon”, compotas e o melão desidratado produzido com uma nova técnica, para tornar o sabor do melão mais evidente.

Além disso, ainda há o gelado de melão casca de carvalho, concebido e produzido pelo Alvorada Cakes de Penafiel.

“O objectivo é diversificar as formas de consumo do melão de casca de carvalho, torná-lo
mais apelativo para novos tipos de consumidores e mais rentável do ponto de vista
comercial”, refere nota da autarquia.