Foto: DR

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de Junho, a Câmara de Penafiel vai incentivar a comunidade à troca de pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos por plantas e ecopontos, adianta o município em nota de imprensa. Os equipamentos devem ser entregues nas instalações do Ecocentro e Horto Municipal, na zona industrial n.º 2, em Penafiel, de 1 a 5 de Junho.

“Um estudo recente revelou que os portugueses guardam cerca de 12,2 milhões de aparelhos. Isto significa que os portugueses têm em casa cerca de 31 milhões de euros em ‘metais preciosos’. Portugal ocupa a sexta posição do ranking relativamente ao número per capita de telemóveis encostados. Há 1,19 aparelhos que são descartados por habitante”, justifica a autarquia.

“A Câmara Municipal de Penafiel considera importante que todos possam ajudar na mitigação deste problema. O objectivo desta iniciativa pretende incentivar a comunidade a entregar pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos, de forma voluntária, e em troca receber um vaso com uma planta ou um ecoponto. Todos os equipamentos eléctricos e electrónicos entregues serão encaminhados correctamente para reciclagem, minimizando o impacto desses resíduos para o ambiente”, acrescenta a mesma fonte.

Serão ainda realizados três Webinars dedicados à temática do Ambiente. No dia 1, com Joaquim Jesus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, às 18h00, com o tema “Conservação de Ecossistemas Fluviais”. No dia 2, com Elsa Rocha, da divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, às 16h30 com “Saiba onde pára o nosso lixo!”, explicando o que acontece ao lixo desde que é colocado nos contentores até que chega ao seu destino final. Uma responsável da empresa municipal Penafiel Verde falará também da importância de beber água da torneira. Para encerrar este ciclo de webinars, Elsa Rocha aborda o tema “Como evitar o desperdício alimentar”, às 18h00. Para participar nestes webinars basta inscrever-se.

As escolas e IPSS’s do concelho podem participar no desafio “Jardins em Movimento”, sobre o tema “Os rios de Penafiel”. Podem conceber “jardins em suporte móvel e que possam estar expostos nos jardins e passeios da cidade, usando plantas/flores naturais ou privilegiar a reciclagem/reutilização de materiais”. Os trabalhos resultarão numa exposição a inaugurar a 4 de Junho, às 15h00, na Avenida Egas Moniz, em frente ao Jardim do Calvário.

No dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o município vai promover o evento “Leitura no Jardim do Calvário”, destinado a todas as crianças. Já às 11h00, um técnico da Biblioteca Municipal de Penafiel vai ler uma história alusiva ao dia, no jardim do Calvário, falando de seguida daquele espaço.