Foto :DR

Penafiel é uma das mais de 20 cidades europeias que já subscreveram a “Declaração do Porto sobre a Agenda Urbana da Água 2030 “.

Com a assinatura do documento, o município, nomeadamente a Penafiel Verde, responsável pelos serviços de abastecimento de água e saneamento, compromete-se a apoiar os esforços das cidades e da Comissão Europeia para acelerar a implementação de políticas e práticas com vista à gestão sustentável da água que contribua para o cumprimento dos objectivos da UE nesta matéria, adianta nota de imprensa.

Este projecto pretende ainda a redução da captação de água a um nível sustentável e a obtenção de um bom estado ecológico dos recursos hídricos, garantindo a eficiência do sistema de água urbana, a sustentabilidade das infra-estruturas urbanas de água, a prevenção de inundações e a sensibilização dos cidadãos para a água como um recurso essencial e precioso.

“A Declaração do Porto, subscrita por várias outras cidades europeias, conta já com os compromissos de Penafiel, Porto, Lisboa, Leeuwarden, Wroclaw, Eindhoven, Bratislava, Copenhagen, Amsterdam, Mannheim, Paris, Stockholm, Murcia, Bonn, Genk, Panevezys, Thessaloniki, Timisoara e Oslo”, refere a autarquia.

“Entendemos assinar este compromisso porque em Penafiel continuamos a trabalhar e a promover políticas e práticas para uma gestão sustentável da água. A água é essencial para a vida humana, a natureza e a economia, e uma gestão sustentável a nível urbano é fundamental para garantir a qualidade da água, como acontece em Penafiel”, defende o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa.

Alexandra Almeida, presidente do conselho de administração da Penafiel Verde E.M., destaca que a empresa “evidência as boas práticas mantidas na gestão de todo o ciclo urbano da água” e “o compromisso da organização com os valores do desenvolvimento sustentável”.

Recentemente, a qualidade da água de torneira para consumo humano no concelho de Penafiel foi classificada de 100% segura pelo segundo ano consecutivo de acordo com o relatório anual sobre o Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano realizado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).