Susana OliveiraNo primeiro dia do mês de dezembro, a Câmara Municipal de Penafiel iniciou o tradicional período de animação de Natal. O programa “Penafiel Cidade Natal”, promovido com a colaboração da Associação Empresarial de Penafiel, levou iluminação de natal às principais zonas do comércio tradicional, assim como um conjunto de ações de animação e dinamização da cidade. Se o comboio turístico, o ambiente musical e os presépios já faziam parte das festividades nos anos anteriores, a ação “mimos de natal” é uma das novidades deste ano. Durante a época festiva, serão distribuídas, nas ruas da cidade e nos estabelecimentos comerciais, bebidas quentes, por hospedeiras vestidas de Mãe Natal.

Mas a grande novidade do Natal 2015 em Penafiel é a árvore mágica! Trata-se uma árvore de natal com 15 metros de altura, colocada no Largo Padre Américo, que muda de cor com um espetáculo de jogos de luz. Esta árvore, inovadora e original, despertou o interesse de todos, tendo-se verificado, logo após a sua inauguração, milhares de partilhas de fotografias e vídeos nas redes sociais, que atestam o seu sucesso.

Depois do sucesso da Feira de São Martinho que, no mês passado atraiu um mar de gente ao nosso concelho, estou certa que este será mais um motivo para que milhares de pessoas escolham Penafiel e o seu comércio tradicional, como o local de eleição para realizarem as suas compras de natal. Durante este mês, fazer compras em Penafiel tem ainda mais encanto!

Na semana passada, uma comitiva do Banco Europeu de Investimento (BEI) esteve de visita à Região Norte do país, numa iniciativa desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, à qual a CCDR-N se associou. Esta visita teve como objetivo identificar as potencialidades do território e identificar futuros financiamentos, por parte daquela entidade europeia.

O BEI procura projetos empreendedores que primem pela inovação e que sejam potenciadores do desenvolvimento regional. Entre os projetos visitados, esteve a Aldeia Preservada de Quintandona. A qualidade urbanística da recuperação feita neste local, assim como a dinamização cultural e social deste espaço, impressionou os seus

visitantes que, seguramente, saíram de Penafiel com uma boa imagem do nosso concelho e conscientes da capacidade dos agentes locais em promover projetos de sucesso.

Prevê-se que o quadro comunitário de apoio, Portugal 2020, entre em funcionamento em velocidade de cruzeiro, durante o ano 2016. No passado, os projetos co-financiados pela União Europeia foram capazes de potenciar o desenvolvimento do nosso território e alavancar a dinamização da economia local. Seguramente que as instituições públicas e privadas do nosso concelho estarão atentas e serão capazes de promover candidaturas geradoras de mais valias para o concelho e para a região.