A Câmara Municipal de Penafiel está a colaborar com a Universidade do Porto num projecto que visa melhorar a qualidade do ar das piscinas cobertas do município.

Segundo a autarquia, trata-se de um projecto financiado por fundos europeus liderado pela Universidade do Porto, através do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial.

Citado em nota de imprensa, Pedro Santana Cepeda, vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penafiel, salienta que o projecto “vai permitir avaliar o impacto dos efeitos da exposição dos utentes ao ambiente envolvente às piscinas cobertas”.

“O estudo irá caracterizar a qualidade do ar interior das piscinas e apresentar um conjunto de propostas e recomendações, caso se revelem necessárias, para melhorar qualidade do ambiente do interior destes complexos desportivos”, refere o autarca.

No âmbito do mesmo projecto será também elaborado um relatório detalhado sobre as piscinas municipais de Penafiel.

A informação foi avançada durante um encontro que decorreu no Museu Municipal de Penafiel, esta quarta-feira, e que reuniu no concelho dezenas de representantes de câmara municipais da Região Norte, “que tiveram a oportunidade de trocar experiências e partilhar conhecimento sobre a gestão de piscinas públicas, no sentido de melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes”.

A iniciativa foi dirigida a profissionais que tratam da gestão, manutenção e fiscalização de piscinas, bem como professores, técnicos ou monitores de actividades de manutenção da condição física e ensino associados ao ambiente aquático. “A palestra teve como objectivo dotar os formandos de competências técnicas a aplicar nas actividades de avaliação, manutenção e tratamento da água, bem como de gerar ou reforçar o conhecimento sobre os factores susceptíveis de influenciar os níveis e parâmetros de conforto térmico e higrométrico das piscinas cobertas”, explica a autarquia em nota de imprensa.

“Este tipo de iniciativas tem como objectivo reforçar e melhorar cada vez mais as condições das nossas piscinas municipais, assim como oferecer aos nossos funcionários mais informação e técnicas para assegurar a qualidade de água”, sustenta Pedro Santana Cepeda.