Foto: Câmara de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel abre portas no próximo dia 2 de Junho, depois de ter estado encerrado devido à pandemia. A Biblioteca Municipal também terá mais serviços a partir de dia 1 e a Bibliomóvel volta a circular pelas freguesias do concelho. O Arquivo Municipal, as Lojas Interactivas de Turismo e o Centro Interpretativo de Quintandona também reabrem nos próximos dias. Todos os equipamentos culturais terão novas restrições e regras.

O Museu, diz a Câmara de Penafiel, terá um horário provisório de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, enquanto aos fins-de-semana e feriados estará aberto das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00.

“As novas normas de acesso e de visita ao Museu de Penafiel prevêem o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no edifício, e a desinfecção obrigatória das mãos à entrada. A entrada de grupos só é permitida com um máximo de 10 pessoas em simultâneo e a entrada e permanência na bilheteira e loja limitada a duas pessoas em simultâneo”, descreve nota de imprensa.

Além disso, cada sala de exposição terá uma lotação máxima de 15 pessoas em simultâneo e a manutenção do distanciamento social entre visitantes deve ser respeitada durante todo o percurso.

A autarquia informa ainda que todos os pagamentos devem ser preferencialmente efectuados por multibanco, sendo que a última entrada deve ser realizada até 30 minutos antes da hora do fecho.

A Biblioteca Municipal de Penafiel, que tinha reaberto no dia 6 de Maio, mas com restrições, vai permitir a entrada dos utilizadores a partir de 1 de Junho.

Só poderão estar no máximo duas pessoas de cada vez nas salas da Biblioteca, devidamente protegidos com luvas e máscaras obrigatórias, para usufruírem de pesquisas directamente nas estantes. A partir de dia 8 de Junho, a Biblioteca de Penafiel vai permitir a leitura presencial nas salas, que estarão devidamente preparadas. Os horários mantêm-se.

Já o Arquivo Municipal reabre no dia 8 de Junho também com várias restrições.

“Devido às dimensões das salas, o acesso ao arquivo por parte dos utentes deverá ser feito por marcação prévia para o atendimento, com a antecedência mínima de 24 horas, sujeita à confirmação por parte do arquivo”, explica a Câmara.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A consulta de documentos será exclusiva aos documentos que não estejam disponíveis online. Para entrar, os utentes deverão higienizar as mãos e colocar máscara de protecção. Só será permitida a permanência de dois leitores em simultâneo nas salas de leitura. Após consulta, os documentos ficam em quarentena 48 horas.

Na freguesia de Lagares e Figueira, o Centro Interpretativo de Quintandona abre já a partir de segunda-feira, dia 1, de segunda a sexta-feira, por marcação prévia com 24 horas de antecedência, e aos fins-de-semana e feriados das 14h00 às 18h00. Os visitantes necessitam de máscara de protecção dentro do edifício e desinfectar as mãos à entrada, com permanência no edifício limitada a quatro pessoas em simultâneo.

A loja Interactiva do Turismo de Penafiel e a das Termas de S. Vicente também abrem no dia 1. A Loja de Turismo da cidade estará aberta ao público de segunda a domingo, incluindo feriados. Já nas Termas de S. Vicente a loja funcionará de segunda a sexta-feira.

As condições para aceder a estes espaços são semelhantes aos anteriores, com uso obrigatório de máscara, desinfecção obrigatória das mãos à entrada e entrada e permanência na LIT limitada a duas pessoas em simultâneo.