Mais de 200 componentes do folclore nacional reuniram-se em Boelhe, Penafiel, em mais um festival oraganizado pela Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli.

Participaram grupos etnográficos de Entre Douro e Minho, Douro Litoral, Estremadura e Ribatejo, avança a organização, referindo que fizeram parte do evento um cortejo etnográfico e actuações, que decorreram no espaço multiuso Inácio C. Teixeira.

Subiram ao palco os grupos de Castelo de Paiva, Samora Correia, Vila Fria, localidade do concelho de Oeiras e, o Rancho Folclórico de Boelhe, entre outros, especifica a associação.

Esta 12ª edição do festival incluiu ainda uma eucaristia, na igreja paroquial, e visita à Igreja Românica de São Gens. Os cânticos da eucaristia foram assegurados pelos Em Cantos – Cantares Tradicionais, a mais recente formação da Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli. Foi ainda promovido um encontro inter-geracional e apresentado o projeto cultural “Serões da Aldeia”.

Apoiado pela Junta de Freguesia de Boelhe, este encontro “ajudou a dinamizar o pequeno comércio local e os espaços de restauração, sendo uma oportunidade para a população e comunidades vizinhas assistirem a iniciativas culturais repletas de tradições como é o folclore”.