Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

À semelhança de edições anteriores, o Festival da Lampreia de Entre-os-Rios, em Penafiel, está à espera de centenas de pessoas para degustar esta iguaria com arroz ou à bordalesa até ao próximo domingo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o número de visitantes tem mesmo vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. “As expectativas são positivas. É difícil prever quantos visitantes podemos ter mas a cada ano o número dos que nos visitam é maior Acredito que a edição deste ano tenha mais visitantes que edições anteriores”, adiantou Antonino de Sousa. “Este festival foi largamente divulgado em Pontevedra e tenho a certeza que ao longo destes dias vamos ter cá muitas centenas de visitantes da Galiza”, acrescentou.

O autarca sustentou ainda que os números dos 14 restaurantes que integram a Rota da Lampreia apontam para isso. “A Rota da Lampreia que foi funcionando ao longo dos últimos dois meses tem vindo a consolidar-se e os dados transmitidos pelos restaurantes é que é cada vez maior o número de visitantes”, disse.

Antonino de Sousa acredita ainda que a promoção que está a ser realizada pela RTP e que culmina com a transmissão do programa Aqui Portugal a partir da zona ribeirinha de Entre-os-Rios este sábado vai trazer mais pessoas ao Festival da Lampreia. “Se ano após ano vemos o concelho ocupar lugares cimeiros nos rankings dos melhores concelhos para visitar, viver e investir deve-se também a este trabalho de promoção do que é positivo e único”, defendeu.

Prova deste sucesso, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, é o facto de a capacidade hoteleira do concelho estar esgotada neste momento. “Perdemos a oportunidade de acolher um congresso de dimensão nacional em Abril porque não havia capacidade hoteleira no concelho. O número de dormidas tem vindo a aumentar de ano para ano e isso deve-se a todos estes eventos e ao facto de o nosso concelho ter cada vez mais visibilidade”, afirmou.

Durante o discurso de abertura do certame, Antonino de Sousa realçou ainda a importância da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios, que vai defender esta iguaria, e cuja primeira entronização decorre este sábado.

Agradeceu ainda aos restaurantes que participam no evento. “Sem os restaurantes aqui presentes não havia festival da lampreia. São gente de trabalho, gente da terra que se dedica à confecção desta referência gastronómica. Quando se fala da gastronomia de Penafiel a lampreia é incontornável”, argumentou.

Numa curta intervenção, a presidente da Junta de Freguesia de Eja, Isabel Guedes, realçou a inauguração do Parque de Lazer de Entre-os-Rios e destacou o enquadramento paisagístico “único” que o cais de Entre-os-Rios proporciona a este festival. “Estou certa que vai continuar a apostar nesta zona ribeirinha”, apelou ao presidente da câmara.

O Festival da Lampreia termina no domingo. Os visitantes poderão degustar lampreia à bordalesa ou com arroz por 10 euros. Uma refeição com meia lampreia ou lampreia inteira varia entre os 40 e os 75 euros.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Penafiel com o apoio da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.