Nos dias 13, 14 e 15 de Setembro, a freguesia de Lagares e Figueira (Penafiel) vai receber a 13.ª edição da Festa do Caldo de Quintandona, que aguarda mais de 15 mil visitantes, que passarão pelas ruas da aldeia que dá nome ao festival.

Este ano, o evento vai introduzir, além da loiça já usada nas refeições, copos de barro/alumínio para acabar com a utilização do plástico descartável e diminuir a poluição causada pelo plástico, reduzindo assim a produção de lixo e a pegada ecológica causada pelo festival, refere a organização em comunicado.

Os três dias de festa em honra do caldo vão contar com animação cultural, nomeadamente, actuações de teatro, concertos de música tradicional portuguesa, bandas musicais, ranchos folclóricos; espectáculos de Robertos e Fantoches que animarão os mais pequenos; animação musical e cénica pelas ruas com Gaitas Daninhas, Bandalhada e comoDEantes; e uma feira de artesanato com produtos da terra.

Os cabeças de cartaz são: Sebastião Antunes e Quadrilha, Habelas Hainas, Trio de Fado, Sons Doutrora, Eduardo Costa, Coletivo Foice, Comvinha Tradicional, Crivo, Sérgio Mirra, e Espectáculo da Comunidade.

No último dia vai realizar-se o Cortejo pela Aldeia com a presença da Confraria do Caldo de Quintandona, confrarias convidadas e entidades oficiais.

A entrada no recinto tem o custo de dois euros no dia 13 e 2,50 euros nos dias 14 e 15, com opção de passe para os três dias por seis euros. O acesso ao parque de campismo com chuveiros de água quente e aos 20 parques de estacionamento são gratuitos.