Mais de 80 pilotos de cerca de 14 países vão disputar, em Penafiel, dois dos mais importantes eventos internacionais de motonáutica.

Entre 22 e 25 de Junho, a localidade de Entre-os-Rios será palco da última etapa do Campeonato da Europa de Jetski e Motas de Água e do Campeonato do Mundo de juniores da modalidade.

Segundo o presidente da Câmara de Penafiel, trata-se de uma aposta importante e que vai ter impacto fora das fronteiras do concelho, em toda a região do Tâmega e Sousa. “São esperados milhares de visitantes. Tenho a certeza que as margens estarão repletas de pessoas a assistir às provas”, salientou Antonino de Sousa.

O Campeonato Europeu vai realizar-se no concelho nos próximos quatro anos, com o município a suportar sobretudo a logística do evento. O investimento rondará os 200 mil euros.

 

Eventos vão atrair turistas e dinamizar economia da região

Esta quarta-feira, durante a apresentação da prova à comunicação social, o autarca caracterizou Entre-os-Rios como um espaço único e singular e “extraordinário” para a prática de desportos náuticos. “A parceria com a Federação Portuguesa de Motonáutica vai permitir dar mais visibilidade à localidade e contribuir para o reforço deste espaço como destino turístico”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica elogiou o espaço. “Quem tem este rio tem o melhor pavilhão gimnodesportivo”, realçou António Tunes, deixando a garantia que o concelho recebe a competição nos próximos quatro anos. Pela primeira vez, realçou, Portugal será também palco do Campeonato Mundial de Juniores da modalidade.

Presente na iniciativa, o delegado da Federação Mundial de Motonáutica, Miguel Valente, salientou as condições “excelentes” para a prática da modalidade em Entre-os-Rios e a dinâmica que a vinda de 80 a 100 pilotos, acompanhados das respectivas equipas e famílias, terão em termos económicos na região.

Já Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, lembrou que a região Norte do país tem sido palco dos maiores eventos desportivos nos últimos anos. “É importante ter uma agenda de eventos que possa atrair turistas e combater a sazonalidade”, referiu, dando Penafiel como um bom exemplo.

“Este evento encaixa que nem uma luva na estratégia de crescimento do Turismo Porto e Norte”, disse Melchior Moreira.

Os dois campeonatos vão dinamizar o concelho durante três dias. São esperados pilotos de países como a Áustria, Alemanha, Croácia, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suíça e Suécia.

Na sexta-feira haverá treinos livres, no sábado treinos cronometrados e o início da competição e no domingo serão disputadas as finais.