Cerca de 500 alunos de Lousada, que frequentam o 9.º ano, vão participar em mais uma edição do “Aprendiz por 1 dia”, iniciativa que lhes permite experimentar uma profissão.

As actividades, promovidas pela Câmara Municipal de Lousada em parceria com mais de 70 instituições e empresas de dentro e fora do concelho, vão ser desenvolvidas entre os dias 10 e 13 de Abril, aquando da interrupção lectiva da Páscoa.

O objectivo, lembra nota de imprensa da autarquia, é permitir o contacto com o mundo real do mercado de trabalho, ajudando os alunos a decidir as profissões que querem desempenhar.

Segundo o município, as áreas mais requisitadas são medicina, jogador de futebol, forças de segurança, técnicos de informática, fotografia, medicina veterinária, hotelaria, advocacia, representação e engenharia mecânica.

O “Aprendiz por 1 dia” é um projecto de orientação vocacional dirigido a alunos do 9º ano de escolaridade, cujo objectivo é a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro. Este projecto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).