Foto: Pexels/Magda Ehlers (DR)

Uma centena de habitações de Santiago de Subarrifana, em Penafiel, aderiram ao projeto “Ecoponto em Sua Casa”, uma iniciativa onde os munícipes usufruem gratuitamente da recolha de resíduos à porta de casa

Depois de ter começado por três zonas-piloto selecionadas, Milhundos, Santa Marta e Santa Luzian e Vila Gualdina, o “Ecoponto em sua casa” vai passar também a fazer recolha seletiva porta-a-porta de papel ou cartão, plástico e vidro, já a partir de 22 de março, em Santiago de Subarrifana, onde já cerca de 100 residências aderiram ao projeto.

No âmbito desta iniciativa, os munícipes recebem tres contentores, de 120 litros, para deposição seletiva dos materiais. Mais tarde, nos dias indicados no calendário de recolhas, os contentores devem ser colocados à porta das moradias e a uma viatura da Ambisousa procede ao levantamento dos resíduos.

Esta iniciativa pretende “consciencializar a população para a importância da separação do lixo, facilitar e promover essa mesma separação e reciclagem dos resíduos e, finalmente, reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados”, revela a edilidade, em nota de imprensa.

Refira-se que, este projeto, promovido pela autarquia e a Junta de Freguesia, em parceria com a Ambisousa, pretende englobar um total de 1250 moradias, onde se estima que sejam recolhidas 84 toneladas de residuos que seguirão depois para reciclagem.