A edição deste ano do tradicional “Encontro de Cantares de Janeiras”, que se realiza no dia 12 deste mês, além de passar pelo Pavilhão de Feiras e Exposições vai percorrer as ruas da cidade.

Segundo a Câmara de Penafiel, o evento promovido pelo Município de Penafiel, integra 21 grupos, ranchos folclóricos e associações culturais do concelho que vão presentear os transeuntes com actuações em vários pontos da cidade, como o Edifício Tem-Tem, Bicha Serpe, Avenida Sacadura Cabral e Praça do Município.

O cantar de Janeiras é uma tradição popular que tem o objectivo dar as boas vindas ao novo ano com alegria e boa disposição. Durante as actuações, os grupos desejam votos de um feliz ano a toda a comunidade penafidelense.

Além do  Grupo Folclórico de Penafiel integram o encontro a Associação Grupo de Zés Pereiras “Os Amigos de Galegos”; o Centro Cultural e Recreativo de Rio de Moinhos; o Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa; a Associação dos Antigos Gaiatos e Familiares do Norte.

O certame etnográfico conta, também, com as presenças do  Grupo Folclórico de Bustelo; do Grupo Etnográfico Cantar É Viver; do Grupo Coral de S. Martinho; do  Grupo de Danças a Cantares de Cabeça Santa, Cantarias – Grupo de Cantares Populares; Rancho Juvenil Infantil de Duas Igrejas; Rancho Folclórico de S. Pedro da Bela Vista e do grupo Os Montanheses.

Participam, ainda, o Rancho Folclórico de Abragão; o Rancho Folclórico S. Vicente do Pinheiro; Grupo Folclórico Zé do Telhado; a Associação de Danças e Cantares da Villa Bonelli; o Rancho Folclórico de S. Miguel de Paredes; o Grupo de Bombos da Eira; o Grupo Os Amigos do Cavaquinho de Canelas e o  Rancho Folclórico de Ordins.