A Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (ADRM), em Penafiel, celebra este mês 25 anos com uma nova viatura e ambiciona a construção de um lar de idosos.

É este o grande “sonho”/”ambição” desta associação, refere o presidente Joaquim Rodrigues. “Entendemos que é uma necessidade muito grande”, justifica.

Prevê a construção de aproximadamente 28 quartos (até 75 por cento duplos) com capacidade máxima para 50 utentes, incluindo 20 por cento para apoio a pessoas com deficiência.

O projecto para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) nasceu há cerca de três anos, altura em que, após “uma grande campanha de angariação de fundos e com a ajuda dos muitos amigos que a associação tem” foi possível comprar o terreno, contíguo à creche. Foi, entretanto, executado o projecto, que está em fase final de licenciamento.

A faltar está, então, o financiamento para que seja iniciada a construção. “Temos agora uma expectativa muito grande, como foi publicada, no dia 5 de Setembro, uma portaria do Governo que cria o PARES II (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), que apoia as construções de carácter social”, refere Joaquim Rodrigues. Assim que seja publicado o aviso que permitirá a apresentação de candidaturas, o presidente diz que a associação irá enviar a sua, com “expectativas muito elevadas que seja aprovada”.

“Para o imediato, é esta a nossa ambição. Este é um projecto muito grande para nós. Queremos continuar e alargar as respostas que temos e avançar com este lar de idosos”, acrescenta.

A celebração do aniversário desta associação decorre durante esta semana. Na terça-feira, foi apresentada e benzida uma nova viatura de transporte de utentes, com cinco lugares. “Tínhamos necessidade de adquirir essa viatura. Entretanto, tivemos a felicidade de uma empresa da nossa freguesia que nos ofereceu esta carrinha”, explica.

A sessão solene e a missa de acção de graças decorreram também na terça-feira e na quinta-feira decorrerá a actividade “Yoga na Creche”, pelas 15h30. No dia seguinte, pelas 15h00, é a vez do “Chá Dançante” – Danças de salão pela escola Merenguita Dança de Salão, no salão paroquial.

Já no fim-de-semana, o sábado será dedicado às modalidades desportivas da associação e a um concerto do Grupo Cantarias, pelas 16h00. No domingo, pelas 16h00, o concerto é da Banda do Exército (Destacamento do Porto) na igreja paroquial, para encerramento das comemorações.

Desde segunda-feira decorre também uma exposição de registos fotográficos da vida da ADRM nos dois edifícios da associação.

Criação foi feita a pensar na parte social da freguesia e também do concelho

A ADRM surgiu a 24 de Setembro de 1994 de forma a preencher uma “lacuna” na parte social, ajudando famílias, pessoas mais desfavorecidas, em especial os mais jovens e os mais idosos. Actualmente, conta com 279 associados.

“A associação nasceu pequenina, não tinha instalações, começou a funcionar em instalações da paróquia e depois foi crescendo, admitindo pessoal, adquirindo viaturas de transporte e também foi tentando, logo que possível, construir infraestruturas para se instalar”, refere o presidente, acrescentando que foram 36 os sócios fundadores.

Em 1997, conseguiu financiamento para a construção de um espaço com diversos equipamentos, designado “Espaço Vivo” e composto por: Centro de Dia (50 idosos); Serviço de Apoio Domiciliário (20 pessoas); Centro de Actividades de Tempos Livres (ATL) – 27 crianças – e Centro Comunitário.

Mais tarde, em 2011, foi criada a Creche “Espaço para a Vida”, que acolhe crianças dos zero aos três anos. Actualmente, com um total de 41 crianças.

Além destas valências, a associação tem um protocolo, no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI), com a Segurança Social, no qual acompanha cerca de 500 beneficiários do RSI, residentes em 10 freguesias do concelho de Penafiel.

Dispõe ainda de um Gabinete de Inserção Profissional (GIP), em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, em que presta apoio a cerca de 700 jovens e adultos desempregados na busca de emprego ou reintegração no mercado de trabalho, sendo também uma entidade promotora de cursos de formação profissional.

No âmbito do Centro comunitário, criou uma equipa de Futsal Feminino e uma outra equipa de formação, inscritas na Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel.

A associação possui um Banco de Ajudas Técnicas, onde disponibiliza, de forma gratuita, camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, entre outros bens.

É ainda parceira do Banco Alimentar de Luta Contra a Fome – Porto, como Instituição Beneficiária e Mediadora, apoiando com alimentos, mensalmente, cerca de 55 famílias e promove aulas de Ginástica, Dança, Yoga, Boccia Sénior, Atelier de Teatro e Atelier de Música e Canto.