A partir de sábado e até dia 7 de Dezembro, Penafiel vai acolher a IV edição do Festival de Teatro “Sentir Penafiel”.

No sábado, o festival arranca pelas 21h00, na Junta de Freguesia de Croca, com a peça “Ide dar lavagem à porca”, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Novelas.

São várias as peças de teatro de revista, comédia e melodrama que vão percorrer várias freguesias do concelho, apresentadas pelo Grupo de Teatro de Novelas e os grupos de teatro “Diamantes” (Oldrões), “Susanense” (Valongo), “Bando dos Pardais” (Canelas),
Tamaranto (Amarante) e Linha 5 Caíde (Lousada).

O objectivo desta iniciativa, organizada pelo município de Penafiel em colaboração com o Grupo de Teatro de Novelas, passa por promover a arte do teatro através da realização de
momentos lúdicos para toda a comunidade do concelho. “A aposta continua a ser a de levar o teatro a todo o nosso concelho e dar a oportunidade aos nossos concidadãos que residem nas freguesias, mesmo as mais distantes da sede do concelho, de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer. O teatro amador merece todo o nosso respeito e consideração e este festival é uma forma de reconhecer isso, mas também uma forma de estimular os grupos locais de teatro a fazerem cada vez mais e melhor”, refere Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, citado em comunicado da autarquia.

O encerramento do festival será no dia 7 de Dezembro, altura em que a Câmara Municipal irá homenagear o actor penafidelense Abílio Martinho Moreira da Silva, que recebeu a Medalha de Ouro do Município de Penafiel (2018), no âmbito do 248.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade. Para além da ligação ao teatro, já trabalhou em vários projectos televisivos, dobragens, publicidade e cinema e, actualmente, integra o elenco da nova novela da SIC “Nazaré”.