Não precisamos de nos esforçar muito para nos deixar encantar por tudo aquilo que vai acontecendo em terras de Penafiel.

Este fim de semana que passou foi disso bom exemplo.

A começar pela Clinica do Pé Diabético do Hospital Padre Américo, inaugurada depois de 20 anos a disponibilizar a inovadora consulta multidisciplinar do Pé Diabético. Merecia, de facto, este espaço renovado, moderno e com melhores condições ainda para melhora cuidar do pé diabético. Sabiam que o nosso CHTS apresenta a taxa mais baixa de amputações do país? Pois é verdade. Não acontecem só coisas más. Somos também um bom exemplo em muita coisa e isso deve-se à excelente equipa de profissionais que aqui temos. Bem haja a todos eles.

Decorreu ainda em Entre-os-Rios o campeonato de jetski. Um grande evento que se repetiu por cá e que continua a atrair o público para as acrobacias dentro de água.

Os festivais de folclore também já mostram a sua alegria pelas diversas freguesias e mais ainda se vão seguir pelo verão fora.

Mas tivemos mais uma novidade: O Festival da Moura Encantada.

Decorreu no parque de merendas do Castro Mozinho e promete dar que falar.

Esta primeira edição surge no âmbito de um dos projecto vencedores do Orçamento Participativo 2017/2018 – Cultura para Galegos – e foi desenvolvido pela Junta de Freguesia em articulação com a Câmara Municipal de Penafiel. Está feito o teste e o resultado é extremamente positivo.

Num fim de semana cheio de coisas a acontecer em Penafiel e arredores; um festival que ninguém conhecia e que não foi divulgado com a devida antecedência, conseguiu atrair nesses 3 dias cerca de 4000 pessoas. Quem lá foi, gostou. Era impossível não gostar.

Ambiente tranquilo, um espaço cheio de magia e história, boa música, bons petiscos, muita animação. Repito: está encontrada a receita da poção mágica que nos vai enfeitiçar a todos nos próximos anos.

Parabéns à Junta de Freguesia de Galegos e a todas as colectividades e grupos da freguesia que dinamizaram esta primeira edição. Ficaram todos rendidos e em 2019 lá estarão novamente, num ano em que se assinalarão os 100 anos das escavações do Castro Mozinho.

Até lá, deixem-se encantar pelo que aí vem. Este Verão promete!