Já não é estranho, para os penafidelenses, ouvir falar de José Fonte, o jovem da terra que integra os 23 convocados da Selecção Portuguesa. O atleta com 32 anos, nascido em Penafiel e jogador do Southampton FC, em Inglaterra, partiu hoje rumo ao Europeu, em França, para defender as cores do país.

 

Chegada à selecção aconteceu aos 30 anos

José Fonte, filho do ex-jogador penafidelense Artur Fonte, nasceu a 22 de Dezembro de 1983, em Penafiel. O gosto pelo futebol passou do pai para o filho, levando a que José Fonte fizesse os primeiros remates no Sacavenense. Rapidamente, o jovem se transferiu para o Sporting onde evoluiu até fazer parte da equipa B, entre 2002 e 2004.

Depois de sair do Sporting, ingressou no Felgueiras na época de 2004/2005 e no Vitória de Setúbal, durante meia época, antes de ser contratado, pelo Benfica, em 2005/2006. O empréstimo ao Paços de Ferreira veio logo a seguir. A última época, em território português, aconteceu em 2006/2007 quando foi emprestado, ao Estrela da Amadora.

Um novo empréstimo desta vez, a um clube de Inglaterra, o Crystal Palace, aconteceu no ano seguinte, tendo permanecido no clube durante três temporadas até conseguir um lugar na equipa do Southampton FC.

E foi, em Southampton, que o defesa-central alcançou o estatuto de capitão e onde continua até hoje.

A chegada à Selecção Nacional aconteceu aos 30 anos. O ano passado, José teve o orgulho de vestir a camisola das quinas juntamente com seu irmão mais novo, Rui Fontes, jogador emprestado do Benfica ao Sporting Braga.

O Euro2016 arranca já amanhã com um jogo entre a França e a Roménia às 20h00. A Selecção Portuguesa desembarcou hoje, em Paris e estreia-se, no dia 14, frente à Islândia.