I Encontro de Escolinhas dos Bombeiros do distrito junta 500 jovens em Lousada

Primeira edição do “Bombeiro d’Ouro” nasce pela mão dos Bombeiros Voluntários de Lousada no âmbito das comemorações do 90.º aniversário da corporação e decorre já no próximo domingo

0

Bombeiro d'OuroA Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada organiza, no próximo domingo, 12 de Junho, um Encontro Distrital de Escolinhas de Bombeiros. A iniciativa, designada “Bombeiro d’Ouro”, vai contar com a participação de quase 500 alunos das escolas de 20 corporações do distrito do Porto, entre os sete e os 16 anos.

Durante a manhã, haverá provas práticas relacionadas com a actividade dos bombeiros, à tarde decorrerá um desfile.

Promover o voluntariado e o gosto pelo socorro junto dos mais novos é o grande objectivo deste projecto pioneiro que integra as comemorações dos 90 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada, explica o comandante da corporação, Albano Teixeira.

 

Alguém “que se predispõe a ajudar aos sete anos é alguém que é de ouro”

Entre-Os-Rios, Freamunde (A e B), Gondomar, Marco de Canaveses, Matosinhos Leça, Moreira da Maia (A, B e C), Lordelo, Lousada (A e B), Paços de Ferreira, Paredes (A e B), Penafiel, Póvoa do Varzim, Rebordosa, S. Mamede Infesta, S. Pedro da Cova, Tirsenses, Valadares, Valongo, Vila das Aves e Vila do Conde são as equipas que vão participar neste Encontro Distrital. No total, estarão em Lousada 487 jovens bombeiros.

A iniciativa Bombeiro d’Ouro contará com actividades práticas, durante a manhã, a partir das 9h00. Segue-se um lanche convívio entre os elementos das escolinhas e os seus familiares. Segundo Albano Teixeira são esperadas cerca de 900 pessoas. À tarde, haverá desfile apeado, a começar pelas 16h00 e que será liderado pela fanfarra de CB Valadares. No final serão entregues lembranças e certificados de presença.

Este é o primeiro evento deste género a nível nacional, e nasceu integrado nas comemorações do aniversário da corporação, refere o comandante dos Bombeiros de Lousada, e que vai implicar uma grande logística. Dentro do corpo activo foi criada uma equipa que está a preparar tudo desde Fevereiro.

O objectivo é que se torne num encontro anual. Para o próximo ano, já há outra corporação disposta a realizar o evento. Caso não surjam sempre candidatos à organização, os bombeiros lousadenses comprometem-se a manter vivo o evento, ou pelo menos realizá-lo sempre de 10 em 10 anos, sendo o próximo nos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada.

Porquê Bombeiro d’Ouro? “Porque alguém que se compromete aos sete anos de idade a apaixonar-se por uma causa, que lhe vai dar valores éticos e morais, e que se predispõe a ajudar é alguém que é de ouro”, acredita o comandante.