O penafidelense Ricardo Faria apresentou, no passado dia 23, no Museu Municipal de Penafiel, o livro “É preciso partir – a poesia do regresso”.

O livro “É preciso partir – a poesia do regresso” é a primeira obra poética, e aborda temas como a saudade, despedida, reconstrução de identidades, vulnerabilidade emigrante na busca de uma nova vida e fragilidades psicológicas.

Segundo o autor, “o livro apresenta um carácter quase de catarse relativamente à minha experiência de emigração e a todo o processo de envolvência emocional que esta acarreta e transporta”. “A obra reflecte ainda o meu trabalho como psicólogo, com experiência na Alemanha. Actualmente, estou a trabalhar na Suíça, lidando de perto com as comunidades emigrantes”, acrescentou, segundo nota de imprensa do município.

Ricardo Faria tem 34 anos, é licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em 2012, foi viver para a Alemanha, onde exerceu a sua actividade profissional como um dos primeiros psicólogos licenciados em Portugal a trabalhar naquele país. Também foi gestor de projectos de conteúdos online para a língua portuguesa em colaboração com uma empresa alemã. Actualmente, exerce a sua actividade profissional de psicólogo na cidade suíça de Basileia e trabalha com as línguas alemã, espanhola e portuguesa e com as comunidades emigrantes portuguesa, espanhola e sul-americana.