Depois de, no dia 19 de Agosto, dezenas de peixes terem sido encontrados mortos no rio Sousa, em Novelas, esta terça-feira, mais peixes foram encontrados a boiar.

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o presidente da Freguesia de Penafiel, Micael Cardoso, considerou os acontecimentos ocorridos, no dia 29 de Agosto, similares aos do passado dia 19.

Falando da situação desta terça-feira, o autarca revelou que tudo terá acontecido pela manhã, tendo a Freguesia de Penafiel, pelas 14h30, contactado a linha SOS Ambiente e Território da GNR à qual denunciou a situação.

Na mesma nota informativa, Micael Cardoso explicou que a Freguesia de Penafiel contactou, pelas 14h50, a equipa SEPNA GNR-Penafiel a informar do sucedido e a solicitar a sua presença no local, a qual compareceu cerca das 15h30.

O responsável pela Freguesia de Penafiel avançou, ainda, que pelas 16h30, uma outra equipa da GNR se deslocou ao local e recolheu amostras de água do rio e de outros indícios.

No comunicado, o autarca assegurou, também, que no seguimento dos acontecimentos do passado dia 19 de Agosto, a Junta de Freguesia de Penafiel enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Penafiel a solicitar a análise e verificação das condutas de saneamento e águas pluviais, com o objectivo de despistar situações anómalas e que possam alegadamente, estar a contribuir para a descarga de águas conspurcadas e de outras substâncias poluidoras para o Rio Sousa, em Novelas.

O autarca avançou, ainda, que a Junta de Freguesia de Penafiel vai insistir para que se tomem todas as diligências na defesa do Rio Sousa e que tudo tem feito para a resolução imediata deste problema e para o rápido apuramento de responsabilidades.

“A Junta de Freguesia de Penafiel lamenta profundamente a repetição deste gravíssimo acontecimento e atentado ambiental ao Rio Sousa. A Junta de Freguesia de Penafiel continuará a denunciar junto das entidades competentes a ocorrência de situações similares e continuará a utilizar todos os meios institucionais e legais, junto das entidades locais e nacionais competentes, para impedir a repetição da poluição do Rio Sousa e também poder contribuir para o apuramento da responsabilidade de tais actos”, lê-se no comunicado.

A Verdadeiro Olhar, Micael Cardoso afirmou que não é a primeira vez que estas situações ocorrem, sendo urgente resolver este problema de uma vez por todas e perceber o que está a causar a morte a centenas de peixes.

Refira-se que a Câmara Municipal de Penafiel efectuou recentemente uma queixa-crime, contra desconhecidos, junto do Ministério Público, a propósito do aparecimento, no dia 19, de peixes mortos no Rio Sousa, na zona de Novelas, em Penafiel.